Investimento Na USP Leste Por Aluno é Metade Do Gasto Por Estudante Da Poli

Vanessa Romanelli, Cadeirante De ‘Viver A Vida’: ‘Tiro Arte Da Cadeira De Rodas’

Nessa segunda-feira (17), as aulas voltam pra maioria dos estudantes da USP (Faculdade de São Paulo), no entanto não para os alunos da EACH-USP (Instituição de Artes, Ciências e Humanidades). O campus foi interditado na Justiça há mais de um mês —o terreno contém metano e outros componentes tóxicos. O calendário não é a única diferença entre o campus Leste e o restante da faculdade. Inaugurada em 2005, a universidade é a terceira maior unidade de ensino da USP — estudavam 5.327 alunos da graduação e pós-graduação em 2012 , data do último levantamento divulgado. A unidade fica atrás só da FFLCH (Universidade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e da Faculdade Politécnica, que concentra os cursos de engenharia.

Advertisement

O dinheiro que a USP Leste recebe por aluno, todavia, é a metade do investido em um acadêmico da Poli. Empreenda Como Dá certo O Mestrado . O campus tem cursos como gestão ambiental, gerontologia, marketing e obstetrícia. Vinte e cinco mil por ano. O orçamento anual de cada unidade é a soma de gastos com ensino, extensão, procura e infraestrutura, entre outros.

Bem como o Centro Paula Souza Apresenta Cursos Online Gratuitos , os alunos da EACH têm passado por dificuldades bem diferentes de quem estuda no campus Butantã. Em dezembro, como por exemplo, os bebedouros foram interditados depois que a água foi considerada imprópria pro consumo. A dificuldade foi causado pela ausência de limpeza dos reservatórios de água.

Advertisement

A higienização, que deveria ocorrer uma vez a cada 6 meses, demorou mais de um ano. Além dos bebedouros, pela mesma data, salas de aulas bem como foram interditadas por conta de uma infestação por ácaros de pombos. O forro de um dos prédios estava ocupado por ninhos dos animais. Luiz Menna Barreto, que dá aula nos cursos de gerontologia e obstetrícia na USP Leste.

Ele está pela USP desde 1980 e foi professor do ICB (Instituto de Ciências Biológicas) até 2005, no momento em que foi para a EACH. No momento em que analisamos o número de docentes e pesquisadores, a diferença continua: na EACH há um professor pra cada grupo de 19 alunos, no tempo em que na Poli essa proporção cai pra um docente para cada dezesseis alunos.

Advertisement
  1. Mestrado em Ciências Políticas
  2. três Admissão de alunos de pós-graduação
  3. Souzaan (conversa) 17h35min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)
  4. Homenagem ao Prof. Dr. Tarso Mazzotti
  5. quarenta e sete Pontas de Pedras
  6. Ser brasileiro ou estrangeiro com visto eterno no Brasil

Marcos Bernardino de Carvalho, do curso de gestão ambiental da EACH. Há ainda uma extenso diferença no volume de pesquisadores da EACH. Como Fazer Uma Interessante Prova unidade de ensino são somente 433 pós-graduandos e sete alunos de pós-doutorado. Pela Poli, são 2.254 estudantes da pós-graduação e outros 123 pós-doutorandos. No entanto a desvantagem numérica não é a maior barreira para a procura prontamente.

Advertisement

Como o campus da USP Leste foi interditado no começo de janeiro, projetos de pesquisa e extensão estão parados ou foram prejudicados. Isto aconteceria no Butantã? É o caso da pesquisadora Michele Schultz, professora dos cursos de saúde da EACH. As aulas, que deveriam começar hoje pela USP Leste, devem ser retomadas no próximo dia 10 de março. Até lá, Campinas Tem Mais Médicos Do SUS Do Que dezoito Capitais , alunos e funcionários aguardam sem saber onde vão estudar. A USP diz que não é possível comparar o número de alunos com os investimentos recebidos em cada unidade.

Share This Story

Get our newsletter